quinta-feira, 3 de agosto de 2017

TATUAGEM - A ARTE NA PELE

Nicéas Romeo Zanchett 
                  A tatuagem é antes de tudo uma forma de exibicionismo para os outros.
                  É na natureza que podemos identificar as mais diversas formas de exibicionismo para chamar a atenção na busca de uma parceira ou parceiro para o acasalamento. O pavão abre sua cauda em leque multicolorido para atrair a fêmea. O Galo da Serra, infla o peito e abre sua linda plumagem para impressionar sua parceira. 
                  Os seres humanos buscam na tatuagem, além do exibicionismo, uma forma de expressão do seu interior tatuando o corpo com desenhos que traduzem sua maneira de viver e amar. 
                  No mundo inteiro a tatuagem é bastante praticada e divulgada por pessoas famosas.
                  A tatuagem vem, cada vez mais, tomando conta da pela dos brasileiros. Musas da TV e dos Palcos, médicos, advogados, jornalistas, juízes renomados, homens e mulheres na terceira idade, também possuem suas tatuagens. Alguns fazem questão de mostrar, outros as mantém apenas para deleite de seus parceiros íntimos. 
                  Ao contrário do que muita gente pensa, a tatuagem não teve origem com os marinheiros dos diversos cais de portos do mundo. Arqueólogos descobriram configurações em múmias no Chile e Egito.    Otomanos, mongóis e brâmanes adotavam tatuagens para designar valentia, autoridade ou submissão.  Nas minas de pólvora da China e caiena, na guiana Francesa, as partilhas quentes que incrustavam a pele  dos mineiros representando força de trabalho e coragem. Meninos em tribos asiáticas provocavam cicatrizes quando se tornavam caçadores, e as mulheres também se tatuavam quando pariam pela primeira vez. 
                  O significado da grafologia e simbologia usados nos desenhos é tão extenso quanto a própria criatividade. 
                  Para o povo asteca, a borboleta significava a concretização da evolução do ser. Hoje se associa à liberdade, à natureza ou a transformação. 
                  No oriente, um dragão ou cobra com asas representa uma imagem sagrada. Quando Confúcio avistou Lao Tsé, pai do taoismo, sobre uma montanha chinesa, exclamou: "eis o Dragão, o Senhor do Conhecimento." Já na Europa este símbolo é relacionado a um objeto fálico e narcisista.
                  A representação das diversas pinturas varia conforme a experiência e imaginação das pessoas. Tudo é uma questão de expressão daquele momento e por isso muitos jovens se arrependem de determinado desenho quando seu conhecimento e experiência de vida evoluem. Muitos tentam apagar e outros buscam formas de mudar seu desenho, tentando adaptá-lo aos seus atuais sentimentos. 
                 Nas academias de ginástica, nos esportes e em todas as praias da costa brasileira pode-se apreciar um verdadeiro batalhão de jovens exibindo os mais diversos motivos pintados em seus belos corpos bronzeados. 
                 A irreversibilidade dos desenhos é uma questão importante que precisa estar na mente de quem vai ser tatuado. Hoje existe a tatuagem descartável criada com tintas hidrocores sobre as quais é passado um verniz que resiste a muitos banhos. É ideal para quem quer ter sua primeira experiência com esta arte na própria pele. 
                 Quando se fala em tatuagem, a primeira pergunta que nos vem é: "dói muito?" A dor é o ingrediente que leva muitos jovens a desistir dessa experiência. Muitos profissionais utilizam-se de diversos artifícios para amenizar este sofrimento. Pomadas anestésicas, música ambiente, paredes cheias de Posters e até potentes refletores que visam distrair o consciente do tatuando, são utilizados.  
                 A decoração de um ateliê de tatuagem é muito especial. Alguns chegam parecer uma caverna cheia de mistérios. Entrar em um ateliê de tatuagem repleto de fotos, quadros e álbuns é uma verdadeira viagem ao imaginário. Os incríveis desenhos das paredes fazem uma verdadeira lavagem cerebral. Os olhos passeiam pelos Posters do teto ao chão, pelo corpo multicolorido do tatuador e pela luz ambiente. A cabeça começa a girar e o coração dispara. O medo  vai pouco a pouco se transformando em ansiedade e curiosidade.  
                 Um bom tatuador é antes de tudo um bom desenhista. Tatuagem não tem rascunho e um simples ponto, uma curva errada ou um pequeno deslize pode transformar um camaleão em  um dragão, um colibri em uma águia, um peixinho num tubarão. 
                 Qual é o seu desenho ideal? Essa pergunta só pode ser respondida por quem vai ser tatuado. É preciso pensar muito antes de decidir para não haver precoce arrependimento. Os diversos catálogos disponíveis nos ateliês podem ajudar muito. Outra sugestão é nunca começar com uma tatuagem grande. Uma simples borboletinha pode levá-la a sentir qual é o seu verdadeiro sonhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário